terça-feira, 20 de novembro de 2012

O Sincretismo Religioso

        
Este termo é bastante usado quando se trata de religiões afro-brasileiras, e significa uma miscigenação e conciliação de princípios, doutrinas e crenças de diversas práticas religiosas que resulta um processo evolutivo de muitas outras. A Umbanda, por ter recebido influências de diversas culturas, não é uma religião engessada, sendo uma fusão de elementos das religiosidades africana, indígena, espírita e católica.

sincretismo religioso existente na umbanda dá-se devido a fatores histórico-culturais presentes na história do Brasil. Durante o período de Brasil Colônia, os índios e negros mantidos com o trabalho escravo eram proibidos de expressar, cultuar ou fazer ritos de acordo com suas próprias crenças religiosas por conta dos preconceitos (e medos) dos seus senhores, e tinham que fingir e “aceitar” a imposição da religião Católica, pois a missão Jesuíta era impor isso a eles, para que todas as impurezas de espírito fossem retiradas dos “não-civilizados”. Muitos deles, ao demonstrarem essa não-aceitação ao catolicismo, acabavam sendo severamente castigados.

Mãe Regina 48 por você.Não satisfeitos em dar continuidade às suas crenças de forma silenciosa, a saída encontrada pelos escravos foi associar os orixás aos santos católicos que melhor pudessem representar cada divindade. Desta forma sábia, eles puderam contornar a ignorância e a intolerância a eles impostas e assim surgiu o sincretismo que permanece até os dias de hoje. A representação dos Orixás através dos santos católicos pode sofrer variações de cidade para cidade, mas o importante é que se tenha em mente as características e essência de cada orixá:
       
ORIXÁ
SANTOS CATÓLICOS
OxaláJesus Cristo, N.S. do Bonfim
XangôSão Jerônimo, São Pedro
OgunSão Sebastião (Bahia), São Jorge (RJ)
OxossiSão Sebastião(RJ), São Jorge (Bahia)
ObaluaiêSão Lázaro, São Roque
OxumareSão Bartolomeu
Logun edéSanto Expedito
IbejiSão Cosme e São Damião
ExuSanto Antônio
NanãN.S.Santana
IemanjáN.S. da Glória, N.S. dos Navegantes
OxumN.S.Conceição (RJ), N.S. das Candeias (Bahia)
IansãSanta Bárbara
ObáSanta Catarina


0 comentários:

Postar um comentário