quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Fundamento das Guias

Guias, são colares feitos de miçangas coloridas representativas do Orixá correspondente. Elas geram um ponto de atração entre o médium e o guia, Orixá ou determinada falange. As guias podem ser feitas de contas naturais, artificiais, aços, pedras, cristais e outros materiais. Ao serem confeccionadas, devem conter um número exato de miçangas correspondente ao Orixá. Outra coisa importa é que elas são feitas de um cordão único. As múltiplas são restritas a hierarquia pai ou mãe de santo.
             
Além disso, esses colares servem também cmo um instrumento de proteção contra energias maléficas ou vibrações negativas que podem vir do próprio médium ou do trabalho realizado com a assistência, com pessoas em desequilíbrio. Antes de usá-las, as guias devem ser cruzadas com pemba ou amaci. Isso só pode ser feito pelo Pai ou Mãe de Santo ou pela entidade espiritual deste.


  Como vimos, elas são um instrumento importantíssimo, com grande efeito mágico. Por isso devem ser tratadas pelos médiuns com todo carinho e o máximo de respeito. Não devemos permitir que pessoas estranhas as toquem e é importante guardá-las no terreiro ou em um local longe de olhares curiosos.





Os Olhos dos Orixás...

                    Dizem que as guias são os "Olhos dos Orixás" e, sendo assim, são um canal que permite o intercâmbio entre o médium e a dimensão do guia ou Orixá correspondente à firmeza da guia. Tenha fé nesse instrumento. Em um momento de apuro, segure bem firme suas guias e peça com fé para que os guias lhe dêem assistência em determinado assunto. Com certeza você sentirá a vibração deles lhe dando força e coragem para enfrentar os desafios da vida.

0 comentários:

Postar um comentário