quarta-feira, 30 de julho de 2014

Sabão da Costa, o que é, e para que serve?


    O Sabão da Costa ou Sabão Africano, é de origem da Costa do golfo da Guiné, na África, sendo que lá seu nome é Osé Dudu. É usado em ―rituais tanto na África como no Brasil nos Cultos Afro-Brasileiros, nos banhos e também para lavar todo o material ritualístico como quartinhas, ferramentas, joias...tirando assim toda e qualquer energia deixada por quem manuseou anteriormente esses objetos. 

O sabão tem por função a limpeza do corpo e da aura e especialmente de sua camada mais próxima ao corpo físico, retirando larvas astrais e miasmas. Além de ser usado para o descarrego, pois promove uma profunda limpeza corporal, atua também no combate a caspa, cravos, espinhas, manchas escuras, coceiras e fungos do couro cabeludo, além de controlar o mau cheiro produzido pelo suor. Utilizado antes de dormir, seu banho propicia uma limpeza profunda, descarregando os maus fluídos adquiridos durante o dia, obtendo assim um sono tranquilo. Seguindo a ritualística de alguns Axés, o banho é feito da seguinte forma: desde os ombros até os pés, sem tocar na cabeça, só se utiliza para lavar a cabeça com sabão da Costa juntamente com sabão de côco, quando desejamos aliviar a mão de alguém, que por ventura tenha colocado a mão na cabeça de uma pessoa. 

Quando terminar o banho, largar água com açúcar nos quatros cantos do box, para assim evitar larvas negativas as outras pessoas. É um sabão sólido, de cor pardo-escura tendendo ao preto e o perfume amadeirado, feito com ervas medicinais. Sua composição original é secreta, mas muitos Axés, preparam seu próprio sabão da costa utilizando base de glicerina, água e juntas algumas das seguintes ervas: Nó de Pinho, Óleo de côco, Benjoim, Juá, Macassá, Levante, Tapete de Oxalá, Manjericão, Saião, Capeba, Alfazema, Alecrim, Peregun, Pitanga, Colônia, Rosa Branca, Aroeira, já alguns Terreiros de Umbanda utilizam na composição: Aroeira, Arruda, Guiné e Espada de São Jorge. Relatos indicam que seu uso vem desde a época de 1620 , quando já era importado para o Brasil, pois era o preferido dos escravos e libertos. Ele era oriundo de uma área entre Gana e Camarões, e principalmente da Nigéria, da República do Benim e do Togo. A palavra SABONETE é incorporada ao português somente na virada para o século 19 quando no Brasil, tudo era francês, e o sabonete dos franceses é aportuguesado. O Sabão da  Costa mantém o nome sabão por uma questão de tradição.

0 comentários:

Postar um comentário