segunda-feira, 9 de junho de 2014

As Atividades Principais das 7 Linhas

Como princípio, a Umbanda é dirigida por Sete Linhas (Falanges Espirituais), governadas por um Orixá Africano específico. Essas Linhas detêm espíritos de ancestrais que se identificam em cada uma delas, podendo ser Caboclos (indígenas), Pretos-Velhos (antigos escravos) e Crianças que se manifestam em seus médiuns.

1. LINHA DE OXALÁ

        Na Umbanda, a Linha de Oxalá (representado por Jesus Cristo) ocupa o grau maior e, pode-se dizer, a própria Umbanda, por origem, pertence a ela. Agrega-se aqui os anjos, santos, espíritos missionários. Administram todas as outras demais Linhas, através de seus Caboclos, manifestando-se na grandeza dos céus. Irradia amor e paz, união e sabedoria profundas, promovendo a concórdia.


2. LINHA DE IEMANJÁ
        Iemanjá é a rainha do mar, considerada esposa de Oxalá. Na Umbanda é mãe de todos os Orixás, agregando em si o governo de todas as Iabás (Orixás femininos, senhoras de rios e águas). Seus Caboclos e Caboclas promovem o amor (maternal, filial, universal), a gestação, a riqueza física e espiritual, a união e formação das famílias, os sentimentos mais nobres. Sua imagem mais popular é aquela de onde sai das águas quase como uma fada, contudo é também representada por Nossa Senhora dos Navegantes.

3. LINHA DE OGUM
        A Linha de Ogum (sincretizado com São Jorge) é imbatível no combate ao mal, sendo a manifestação da coragem, disciplina, retidão de caráter e heroísmo. Não há guerras ou demandas (lutas espirituais) que esses valorosos Caboclos não se lancem e vençam. Lideram os avanços tecnológicos, manejo dos metais e impulsionam às conquistas maiores da Humanidade.

4. LINHA DE OXÓSSI
        A Linha de Oxóssi (sincretizado com São Sebastião) possui Caboclos e Caboclas destemidos, nela manifestando-se espíritos das mais diferentes tribos indígenas do Brasil (mais numerosos) e do resto da América. Semelhantes à Linha de Ogum, são guardiões de lares e terreiros. Agrega aqui as entidades que trabalham para OSSÃE, senhor das folhas, promovendo a cura espiritual e material. São eles que trazem recursos às mesas (pois é caçador), a busca ao trabalho, a proteção máxima à Natureza e aos animais.


5. LINHA DE XANGÔ

    Sua rainha é Iansã, sendo o grande rei, senhor dos raios e fogo. Os ofendidos, os humilhados recorrem a Xangô, representado por São Jerônimo (Agodô), São João (Caô) ou São Miguel Arcanjo (Aganjú) em diferentes atribuições. Jamais nega recursos aos que procuram pela justiça. É o defensor dos pobres, senhor da cultura, dos estudos, o progresso científico. Todas as leis do Universo passam por Xangô. Seus Caboclos promovem a verdade, a retidão, a imparcialidade, a queda das injustiças, da mentira e dos falsos valores morais.


6. LINHA DE YORIMÁ
        Yorimá (Lei Aplicada da Vitalidade Saindo da Luz), é a Linha de Pretos-Velhos (representados todos por São Benedito), espíritos de antigos escravos, sábios e sacerdotes. Hábeis no desmanche da magia negra, são detentores da experiência adquirida em inumeráveis reencarnações aplicadas, hoje, ao aconselhamento e auxílio dos sofredores. Representam e coordenam todas as demais Linhas de Almas (Yori, Ori), geralmente.

7. LINHA DE YORI
        Yori (Vitalidade Saindo da Luz), representados por Santos Cosme e Damião (na Umbanda aparece um terceiro personagem, nascido após os gêmeos chamado Doum) agrega todos os espíritos manifestados como crianças. Chamados também de Erês, Crianças ou Cosmes (Cosminhos), protegem as crianças, a alegria, a inocência, o otimismo, a pureza dos sentimentos. São também invocados para trazer filhos às famílias, unindo casais.


LinhaPatronoCorAtividade PrincipalTrabalhadores
OxaláJesus Cristo  BrancaO bem comum, a união, o amor ao próximoTrabalhadores humílimos
Falanges de crianças
IemanjáNossa Senhora da ConceiçãoAzulNeutralização de energias negativas e transmutação de energias negativas em positivasEspíritos que viveram nas tribos e regiões litorâneas, nas matas cortadas pelos arroios ou rios, trabalhadores do mar e devotos da Virgem Maria, Marinheiros.
OgumSão JorgeVermelhaCombater a magia e os espíritos trevososNa maioria são caboclos brasileiros e negros africanos
Falange marítima do Oriente
OxóssiSão SebastiãoVerdeTrabalhar com a doutrina para a evolução e com a energia espiritual, sendo ainda a linha responsável pela comunicação dos espíritosIndígenas brasileiros
XangôSão JerônimoRoxo e marromProteger o livre arbítrio dos espíritos, não trabalhando com energias, portanto, não fazem magia
IansãSanta BárbaraAmareloAjudar no desencarne dos espíritos, limpando-os de seus estigmas e energias materiais ainda densasDevotos de Santa Bárbara
AlmasPretoO estágio dos espíritos que estão próximos à matéria em busca da luz, que ajudam e fazem a caridade tentando elevar os seus semelhantes com ajuda e instrução de espíritos das outras 6 linhasCaboclos(as) e negros(as) oriundos da quimbanda, exus, pomba giras, boiadeiros, malandros, baianos

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