quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pretos-Velhos: Do Cativeiro a dor, da dor á sabedoria...


"Como bem sabemos que vindos da áfrica, os escravos chegaram ao  Brasil trazidos por navios negreiros, sendo eles espalhados pelos quatros cantos do país. Assim começa minha historia, trabalhando como bicho Passei por esta estrada de muita dor luta e sofrimento Aos 17 anos de idade cheguei a casa onde lá passaria minha vida toda, fui escolhida entre tantas pra ser uma parideira,  e assim, fui separada de meus filhos que foram muitos, amamentando somente as  crianças brancas, não entendi tudo isso mas não tinha escolha e me conformava, afinal, esse era  o meu destino. Assim, quando aprendemos a cultivar nossos orixás nessa terra estranha, passei a agradecer todos os dias, mas ainda assim senti ódio, fome, frio, e muita tristeza em ver o meu povo com tanto sofrimento e covardia, e eu ainda contribuindo para que mais sofredores nascessem. Só fui entender como isso aconteceu, quando cheguei aqui em aruanda, terra de meus orixás. Fiquei sabendo que oxalá é perfeito e que todos que estavam nesta terra tinham suas dívidas, e que esse sofrimento todo era necessário para nosso equilíbrio, paciência e principalmente sabedoria, para que quando chegássemos aqui estaríamos prontos  para cumprir nossa missão de ajudar e esclarecer aos necessitados ainda na carne, com sabedoria e muita paciência, que só conseguimos atingir com sofrimento e maturidade. Pois sim meus filhos, hoje sou feliz porque continuo ainda fazendo filhos mas filhos pra vida e  pra serem sempre pessoas melhores.

hoje minha missão é vir aos terreiros de Umbanda trazendo paz, saúde,  e disciplina aos necessitados e sou tratada carinhosamente pelos médiuns e aprendizes por nega véia, minha véia, vovó e muito respeito. recebo a paciência que eu tive que aprender. Recebo o meu rosário, minha palha pra pitar, e minhas ervas, assim procuro confortar a quem precisa e libertar os desesperados e aqueles que ainda não conseguem enxergar que nenhum sofrimento e tão grande que não se possa suportar e nem tão pequeno que não possa te fazer crescer, evoluir. Permanecer na fé é muito importante porque Oxalá é rei e sempre que te permite um sofrimento, é por que esta te preparando pra algo maior, então meus filhos, não reclamem, agradeçam porque esta no lugar que tem que estar,o sofrimento passa, mas o seu aprendizado e evolução, permanecerão, para isso serve o sofrimento. Fique com a fé de Zambi e Oxalá que é rei lhe abençoe!

  Vovó Maria Conga da Bahia

0 comentários:

Postar um comentário