sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

As Giras de Umbanda



A Umbanda tem como lugar de culto o templo, Terreiro ou Centro, que é o local onde os Umbandistas se encontram para a realização de suas giras, sessões. É um termo cujo significado é sessão umbandista, com cânticos, danças, rezas e benzimentos.  A gira é um ritual mágico utilizado na umbanda para a manifestação dos espíritos através da incorporação.

Nas sessões de atendimento, que  são as consultas, onde as pessoas conversam com nossas entidades, a fim de obter ajuda e conselhos para suas vidas, curas, desobsessões e para resolver problemas espirituais diversos. Nas giras dos terreiros ou em consultas particulares o processo é o mesmo, os médiuns incorporados pelos seus guias (Preto-Velhos), procedem ao atendimento espiritual ao público, em que todos são convidados a se consultarem com um guia e/ou a tomar um “passe”.

As entidades incorporadas pelos médiuns podem ser:

Orixás: Xangô, Ogum, Exu, Oxum, Nanã, Iemanjá, Iansã, Obaluayê, Oxumaré, entre outros.

Guias: Preto- Velhos, Caboclos, Boiadeiros, Crianças, Exus, Marinheiros e Orientais.
Normalmente, esses guia de luz, quem comanda é um Preto-Velho ou Caboclo.
Observação:
Na linguagem e na concepção umbandista, quem incorpora numa gira de Umbanda não são os Orixás propriamente ditos, mas seus falangeiros, em nome dos próprios Orixás. Tal concepção está de acordo com o conceito de ancestral (espírito) divinizado (ou evoluído) vivenciado pelos africanos que para cá foram trazidos como escravos. Mesmo que essa visão não seja consensual, ao menos se admite no meio umbandista,  que Orixá que incorpora, possui um grau adequado de adaptação à energia dos encarnados, o que seria incompatível para os Orixás hierarquicamente superiores.

Na umbanda os médiuns que recebem os guias são chamados, aparelhos. A incorporação é chamada também de transe mediúnico, ou seja, os guias se apossam do corpo do médium para realizarem seus trabalhos.

Existe três categorias de médiuns: Consciente, inconsciente e semi-inconsciente.

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