
Na Umbanda, principalmente na linha auxiliar dos Exus e Pomba Giras, espíritos trabalhadores que são muito mal interpretados, gerando com isso, o afastamento da essência da nossa religião, justamente pela total falta de cuidado/atenção na observação das palavras do Caboclo das Sete Encruzilhadas.
O Caboclo, através de seu aparelho Zélio de Moraes, quando anunciou no dia 15 de Novembro de 1908, a fundação de uma nova religião no Brasil, disse: "A Umbanda apregoa o trabalho em benefício de todos, independente de cor, raça, credo e condição social, pela prática da caridade e da literatura do evangelho de Jesus". Portanto, a Umbanda é a incorporação de espíritos para prática da caridade, e como tal tem total afinidade com a Luz do Pai Maior irradiando somente e exclusivamente o bem.
"Na doutrina umbandista, chamamos de Guardiões os Exus que trabalham na Umbanda. Este Guardião, é um Exu de Lei e possui as seguintes características:
1) Um dia foi um espírito sem rumo, que provavelmente trabalhava negativamente, ou era dominado por espíritos negativos.
2) Em um determinado momento se aproximaram da Lei da Umbanda e mudaram sua forma de pensar e agir, e de “vagabundos”, passaram a ser os maiores trabalhadores.
3) Foi designado a estes espíritos a função de tomarem conta da Casa de Oxalá, ou seja, tomarem conta dos Terreiros de Umbanda, e da Lei de Umbanda.
4) São espíritos fortes, e quando necessário, podem usar de meios duros para afastarem e punirem os indesejáveis.
5) São os espíritos responsáveis por todas as encruzilhadas.
Mas afinal, o que são os Exus Pagãos e os Exus de Lei?
Percebemos que atualmente existe um “endeusamento” dos trabalhadores da Umbanda conhecidos como Exu, alguns autores acabam atribuindo a ele, características que seriam do próprio criador, o que é um grande erro.

Aluizio Fontenelle foi o primeiro a escrever sobre Exu na Umbanda e na Quimbanda, e no livro, apresentou uma relação entre exus e os demônios. Nele, Exu foi relacionado com os diabos das tradições judaico-cristãs. Infelizmente após o lançamento deste livro, a idéia de que Exu da Umbanda era um ser maligno, ganhou força e dominou a mente de vários umbandistas.
Pessoas de mente fraca, sem conhecimento doutrinário começaram a ver os ditos Exus demônios e as imagens dos Exus-demônios proliferarem nas lojas especializadas neste tipo de comércio. Alguns Terreiros chegam ao extremo de não trabalharem com a linha dos Exus, exatamente devido a este preconceito.

Exu Guardião ou Exu de Lei da Umbanda, e o Exu da Quimbanda.
Este texto irá mostrar o Exu na Umbanda, não interessando neste momento outros conceitos existentes em outros cultos. A Umbanda é um culto voltado a prática da caridade, é uma religião que tem como finalidade principal promover o encontro de seus adeptos com o criador. Este processo se faz através dos Orixás, guias e protetores. Na Umbanda não existe a prática de magia negativa, não se faz amarrações, trabalhos para prejudicar terceiros, vinganças etc… Em hipótese alguma este tipo de trabalho espiritual é realizado dentro de uma casa de Umbanda.

Existem muitos cultos que infelizmente ainda trabalham sem uma orientação, e nestes lugares é pratica comum se fazer qualquer tipo de trabalho espiritual mediante pagamento. Tradicionalmente existe uma polaridade para diferenciar estes tipos de cultos. De um lado temos a Umbanda, se colocando como o lado da luz. Do outro lado a Quimbanda, se colocando como um culto das trevas. A polaridade Umbanda e Quimbanda é antiga, e sempre teve a conotação da luz lutando contra as trevas. Atualmente fizeram uma grande mistura entre cultos diferentes, e acabaram misturando Umbanda com Quimbanda. Chegaram até a diferenciar a palavra Quimbanda de Kimbanda; o que é uma bobagem criada somente para confundir os iniciantes. Quimbanda é um culto, tradicional, antigo e que não tem preocupação alguma com o conceito de bem e mal, ou com as Leis de Deus.
Na Quimbanda quem comanda os trabalhos são os Exus, e é prática normal fazerem qualquer tipo de trabalho, sem que haja qualquer ressentimento ou freio moral. É um culto que pode ajudar, mas infelizmente devido a inferioridade moral das pessoas que a procuram acabam pedindo qualquer tipo de trabalho a estes Exus que trabalham na Quimbanda.
Na Umbanda, existe uma lei maior e todos os Exus que trabalham nela, não fazem qualquer tipo de trabalho negativo, podendo em determinadas situações até orientar o consulente, ou mesmo dar uma lição de moral naquele que vai pedir por este tipo de trabalho. Lembramos que o comando dos trabalhos na Umbanda, sempre é feito por um Caboclo ou um Preto Velho. Mas se na Quimbanda o Exu faz trabalhos negativos e na Umbanda o Exu não faz trabalhos negativos o que vai diferenciar estes espíritos? É aqui que entra o conceito de Exu Pagão e Exu de Lei.

Estes espíritos negativos e ignorantes, são conhecidos na Umbanda como Kiumbas. São estes espíritos que acabam indo se manifestar nestes lugares onde não existe a preocupação com a lei maior. São estes kiumbas que chamamos de Exu Pagão, e aqui é importante chamar a atenção que é somente uma nomenclatura, que serve para diferenciar a natureza destes espíritos. Ninguém está afirmando que eles serão batizados por alguma pessoa, ou coisa do gênero, utilizamos a nomenclatura para fazer uma classificação e desta forma permitir a sua identificação.
Já o Exu de Lei, é aquele que trabalha na Umbanda, e é um espírito que conhece suas limitações, conhece a lei divina, e quer trabalhar para ajudar os necessitados, possui obrigações espirituais dentro de uma casa umbandista, e atende as ordens superiores, que normalmente são emitidas por um Caboclo ou Preto Velho, dirigente do terreiro.
O Exu de Lei já foi um dia um Exu pagão, mas em dado momento encontrou a Lei da Umbanda e passou a seguir o caminho do bem. É um espírito milenar, conhecedor da magia, conhece muito bem todos os lugares trevosos, sabe muito bem como lidar com estes seres negativos; é por isso que normalmente é o encarregado de tomar conta das passagens que levam aos submundos trevosos. É forte, duro, determinado, mas nunca irá usar a magia para atacar alguém, sempre estará na defensiva, protegendo, socorrendo. Muitos já nem consomem mais bebidas, em alguns terreiros seus trabalhos são reservados e servem somente para o descarrego dos médiuns e da casa.
Agora que você já sabe a diferença entre Exu Pagão (Kiumba) do Exu de Lei (Guardião) ficou fácil diferenciar as casas onde se trabalha com a Umbanda, das casas onde se trabalha com a Umbanda cruzada com a Quimbanda. Aqui é importante fazer uma ressalva. Alguns Terreiros de Umbanda costumam chamar a gira dos Guardiões de Quimbanda, mas neste caso não se trata de outro culto; é somente uma nomenclatura utilizada para se referir aos trabalhos dos Guardiões. Mas existem Terreiros que “viram” para a esquerda, para a Quimbanda. Neste caso são casas cruzadas, onde se trabalha com a Umbanda e com a Quimbanda. Nestas casas cruzadas, existe o pagamento pelo trabalho espiritual realizado, oferendas com sangue, carne, ou sacrifício de animais etc…
E como podemos ver, isso é uma contradição; não sendo possível seguir a lei da Umbanda em determinados dias e a Quimbanda (magia negativa) em outros dias. Ou você é quimbandeiro e talvez um dia enxergue a luz e siga a Umbanda, ou é Umbandista e já deixou para trás há muito tempo o caminho das trevas, pois a partir do momento que se conhece o caminho da luz não é possível querer retroagir e voltar a seguir o caminho das trevas.
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