quinta-feira, 25 de abril de 2013

Homenagem A Ogum


OGUNHÊ!
Ogum é um poderoso Orixá, dono do ferro e do fogo. Ele é um guerreiro,um lutador que defende a lei e a ordem. Este Orixá abre os caminhos e vence as lutas, agindo pelo instinto para defender e   proteger os mais fracos. Todas as lutas, as conquistas, as vitórias são presididas por Ogum. Ele é a lei divina em ação, que pune e premia, mas não gosta de ser invocado em vão. É fácil invocar Ogum, mas controlar as suas ações é impossível. O dia da semana consagrado a Ogum é a terça-feira, que coincide com o dia dedicado pelos romanos a Marte, o deus da guerra. Sempre ligado à força e ao poder, ele é o dirigente que não quer ter suas ordens desobedecidas. Ogum pode ser associado ao arcano IV do Tarô: o Imperador; como esse arcano ele encarna a vontade firme aliada a força de execução, as energias fluindo para uma realização material. Ele protege seus domínios de forma consciente, seguro do poder que representa. Enfocado como arquétipo, Ogum contém elementos fortes e consistentes, que o   mantém como uma figura viva e atuante na esfera psíquica do     homem. O filho e a filha de Ogum são geralmente magros e altos (podendo haver exceções). Apesar de disso, o temperamento reflete o vigor físico do filho de Ogum: ele está sempre em atividade, é  determinado e criador. O espírito de competição é evidente, e a    impaciência e as frustrações ao perder criam mais incentivo para ele seguir em frente. Ele não reflete sobre os riscos de uma ação, pois é impetuoso e impulsivo e está sempre travando batalhas. Sem o impulso e a coragem de Ogum, a humanidade demoraria muito para alcançar o progresso; é ele o desbravador, aquele que abre o caminho para quem vem atrás. Moisés é uma personalidade típica de Ogum: a sua ira ao quebrar as tábuas da lei divina, a coragem para dirigir seu povo numa viagem para o desconhecido, o poder a ele atribuído de abrir caminhos são atributos de um homem de Ogum. Como todo homem possui seus defeitos, o filho de Ogum, considera apenas o seu próprio ponto de vista, segue as metas que lhe são importantes sem considerar todos os que direta ou indiretamente estão envolvidos com ele. Os desafios aguçam o espírito combativo de Ogum e o modo dele utilizar a sua força pode parecer ter uma certa altivez e arrogância. Ogum representa a Lei. É a linha mediadora que controla os choques conseqüentes da Lei do cárma e as demandas da fé, das aflições, das lutas e batalhas da vida. 


A DATA

Dia 23 de Abril,  é o dia em que devotos do mundo inteiro comemoram o dia em           homenagem a Ogum,sincretizado na Igreja Católica como São Jorge. Padroeiro de Portugal, da Inglaterra e da Catalunha, Ogum, também é o protetor dos soldados, militares, ferramenteiros e ferroviários.


A PROTEÇÃO

Ogum, protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que  pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores   condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas. Ama a liberdade, mas é a sua falta de paciência que faz com que, às vezes, se  torne rude, embora não deixe de ter calor humano.

A DEVOÇÃO

A devoção a São Jorge/Ogum, cresceu no Brasil pelos escravos que, proibidos de adorar seus  Orixás, passaram então a fazer seus pedidos, cultos e rituais fora das igrejas, associando a imagem de São Jorge a Ogum. Ogum é o Orixá da guerra, do fogo e da  tecnologia. Ele que criou as  máquinas para a agricultura e  ensinou as labores manuais. Ele ensinou aos homens a  trabalhar o ferro com o fogo. De gênio impaciente e determinado, este Orixá usa a espada para abrir seus caminhos e derrotar seus  inimigos. Ele sempre vem em primeiro lugar, antes de todos.  Representa o líder nato. Ogum usa seu poder e sua espada para socorrer rapidamente aquele que o invoca. Mas se for invocado de um modo negativo, ele deixará sua espada se abater sobre quem foi injusto.


 FALANGEIROS DE OGUM

Falangeiros, são os  representantes diretos de cada Orixá na Umbanda. São entidades que se afinizam com a sua vibração, Orixás estes, que por sua vez não incorporam nos centros umbandistas. Algums  exemplos: Ogum Beira-Mar, Ogum Marinho, Ogum Sete Ondas, Ogum Sete Cachoeiras, Ogum Megê, Ogum Timbiri, Ogum Yara, Ogum Dilê, Ogum Matinata, Ogum Rompe Mato, Ogum Sete Espadas,  Ogum de Malê das Matas, Ogum Sete Escudos, Ogum Sete Lanças, Ogum de Ronda, Ogum de Lei, Ogum das Matas, dentre outros.



0 comentários:

Postar um comentário