terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Okê Arô Oxóssi!


No dia 20 de janeiro, “Dia de São Sebastião”, que é sincretizado com o Orixá Oxóssi, fazemos uma pequena homenagem ao santo católico e ao Orixá. Oxóssi é o caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo, é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso. Oxóssi é tão conhecido que quase dispensa um comentário. Mas não podemos deixar de fazê-lo, pois falta o conhecimento superior que explica o campo de atuação das hierarquias deste Orixá regente do pólo positivo da linha do Conhecimento. 

O fato é que o Trono do Conhecimento é uma divindade assentada na Coroa Divina, é uma individualização do Trono das Sete Encruzilhadas e em sua irradiação cria os dois pólos magnéticos da linha do Conhecimento. O Orixá Oxóssi rege o pólo positivo e a Orixá Obá rege o pólo negativo. 

- Oxóssi irradia o conhecimento e Obá o concentra.
- Oxóssi estimula e Obá anula.
- Oxóssi vibra conhecimento e Obá absorve as irradiações desordenadas dos seres regidos      pelos mistérios do Conhecimento.
- Oxóssi é vegetal e Obá é telúrica.
- Oxóssi é de magnetismo irradiante e Obá é de magnetismo absorvente.
- Oxóssi está nos vegetais e Obá está em sua raiz, como a terra fértil onde eles crescem e   se multiplicam.
- Oxóssi é o raciocínio hábil e Obá é o racional concentrador. 

Divindade: Oxóssi
Linha: Vegetal
Pedra: Esmeralda, Quartzo verde
Irradiação: Conhecimento
Vela/Cor: Verde, Branca
Sincretismo: São Sebastião
Saudação: Oke Arô!
Ponto de Força: Matas e Campinas 

Oferendas/Rituais 

Velas verdes, verde limão, branca, frutas variadas, vinho doce, cerveja branca, milho (cozido só na água), moranga, flores do campo. Pode oferendá-lo em uma mata ou bosque. 

ORAÇÃO À OXÓSSI 

Meu pai Oxóssi! 

Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o oxigênio necessário a manutenção de nossas vidas durante a passagem terrena, inundai os nossos organismos coma vossas energia, para curar de nossos males! 

Vós que sois o protetor dos caboclos, dai-lhes a vossa força, para que possam nos transmitir toda a pujança, a coragem necessária pra suportarmos as dificuldades a serem superadas! 

Dai-nos paz de espírito, a sabedoria para que possamos compreender a perdoar aqueles que procuram nossos Centros, nosso guias, nossos protetores, apenas por simples curiosidade, sem trazerem dentro de si um mínimo da fé. 

Dai-nos paciência para suportarmos aqueles que se julgam os únicos com problemas e desejam merecer das entidades todo o tempo e atenção possível, esquecendo-se de outros irmãos mais necessitados! 

Dai-nos tranqüilidade para superarmos todas as ingratidões, todas as calúnias! 

Dai-nos coragem para transmitir uma palavra de alento e conforto aqueles que sofrem de enfermidades para quais, na matéria, não há cura! 

Dai-nos força para repelir aqueles que desejam vinganças e querem a todo custo magoar seus semelhantes! 

Dai-nos, enfim, a vossa proteção e a certeza de que quando um caboclo, num gesto de humildade, baixar até nós, ali estará a vossa vibração! 

Prece a Oxóssi 

Oh caçador! Guerreiro de uma única flecha. Rei das Matas, Rei da Umbanda. Pai da Inspiração e da Esperança, dai-me as bençãos da prosperidade e inspira-me os pensamentos do bem. 

Ajuda-me no sustento da minha fé; a fim que possa cumprir com minhas obrigações e deveres neste mundo. 

Indica-me com sua flecha sagrada os verdadeiros caminhos da prosperidade. 

OKÊ, ARÔ! Oxóssi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário