terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Normas de permanência no interior do Centro!


"PEDIMOS AOS VISITANTES E FREQUENTADORES, UMA ESPECIAL ATENÇÃO NAS VESTIMENTAS UTILIZADAS NAS DEPENDÊNCIAS DO CENTRO QUANDO NOS DIAS DE SESSÃO, TAIS COMO POR EXEMPLO: ROUPAS PRETAS, ROUPAS DE PRAIA, SHORTS E SAIAS CURTAS, DECOTES, BERMUDAS CURTAS, ASSIM COMO TAMBÉM O USO DE TELEFONES CELULARES. INFORMAMOS QUE DESTA FORMA, NÃO SERÁ PERMITIDA SUA PERMANÊNCIA NO INTERIOR DO CENTRO.
    
LEMBRAMOS,   QUE  O  RESPEITO  AO  SAGRADO, E A RESPONSABILIDADE  DE  MANUTENÇÃO  DO  EQUILÍBRIO  ENERGÉTICO E VIBRACIONAL  FORMADO  PELA  FORÇA  DOS  NOSSOS  PENSAMENTOS,  É O QUE PROPICIA  UMA  ENERGIA  POSITIVA.

É PRECISO  HAVER  EMPENHO  PARA  QUE  TUDO  TRANSCORRA  DE  FORMA  QUE  NÃO   DESFOQUEMOS   AS  NOSSAS  INTENÇÕES  E   CONCENTRAÇÃO,  QUE TAMBÉM  SÃO  ESTENDIDAS  AOS   NOSSOS  IRMÃOS  DESENCARNADOS,  SEMPRE PRESENTES  EM  TODOS  OS  RITUAIS,  EM  BUSCA  DE  SUA EVOLUÇÃO, PAZ E LUZ . 

ELES  NECESSITAM DESSE EMPENHO, PARA SE  MANTEREM  NOS  PROCESSOS  DE  DOUTRINA (PREPARO)  OU  MESMO PARA O SEU DIRECIONAMENTO NA  DATA  DOS RITUAIS.   POR  ISSO  IRMÃOS,  TEMOS QUE VIGIAR  NOSSOS  PENSAMENTOS, NOSSAS  VESTES,  POIS ELES, "ESPÍRITOS", AINDA  ESTÃO  PRESOS  MUITAS  VEZES  AOS  ATRATIVOS  DA CARNE, DA  BELEZA, E DA SENSUALIDADE. 

   AGRADECEMOS  DESDE  JÁ A COMPREENSÃO  DE  TODOS. 

Centro Espírita São João Batista - Iguaba Grande

CESJBIG

Veja Em Nossa Biblioteca Virtual!

 Leia este, e outros títulos em nossa:
"Biblioteca Virtual"


Sinopse: Sabedoria de Preto Velho é um testemunho de fé na vida. Composto por mensagens e reflexões, este livro é escrito no linguajar simples do ancião negro, que partilha a sabedoria adquirida no cativeiro. Pai João conversa a respeito de alegria, coragem e jovialidade, perdão e trabalho. Discurso leve de otimismo escancarado, mensagem de esperança de quem acredita no poder do homem de conquistar-se a si mesmo. Palavra amiga, conversa simples do negro que vê a liberdade por trás das correntes que prendem o homem aos desafios da vida terrena. Texto enriquecido com cânticos dos escravos, comentados pelo médium Robson Pinheiro, que elucida seu significado espiritual e os ilustra com casos vividos durante os 30 anos de convivência com o espírito amigo. Ano:2003 Número de páginas: 135

O que significam as Linha de Direita e Linha de Esquerda, na Umbanda?



Tudo na vida,tem o seu lado oposto: a paz e a guerra, o amor e o ódio, a noite e o dia, o claro e o escuro, a direita e a esquerda. Na Umbanda, a Direita e a Esquerda, ao contrário dos  exemplos anteriores não são opostos: são complementares, isso mesmo,dois caminhos que seguem por uma mesma trilha com um mesmo objetivo: promover a caridade alcançando os degraus da evolução espiritual.

Por essa idéia de opostos, muitos deduzem que a Direita é o Bem e a Esquerda é o Mal, o que é um equívoco terrível. Toda casa de Umbanda que se prese deveria necessariamente ensinar isso a seus Filhos e à assistência que a segue: ambos os lados, Direita e Esquerda, trabalham apenas para o bem maior que é a ajuda ao próximo. O que acontece é que, sim, há divergências em diversos pontos, tais como a forma de trabalho, os instrumentos utilizados para isso e na evolução espiritual. Todos ainda estão em fase de aprendizagem e podemos dizer que a Direita é um passo adiante, uma série mais avançada na "Escola Espiritual".


A Direita fala muito em Oxalá, na Linha Santa, pois sua evolução espiritual assim permite. A Esquerda é formada por guias que ainda estão trabalhando para compreender a existência de Seres Superiores e assim poder se aproximar deles. Porém eles sempre trazem mensagens de Paz, Amor, União e Fé para que todos, os médiuns, a assistência e os próprios guias possam ter sua recompensa espiritual e material.
O trabalho do medium é de extrema importância para que os degraus sejam alcançados com sucesso tanto pela Direita quanto pela Esquerda. O discernimento sobre o que é bom ou ruim, o certo e o errado vem das pessoas que trabalham em prol da caridade através da Umbanda, pois isso vai influenciar os guias, vai doutriná-los de forma que os trabalhos realizados tenham apenas o objetivo de ajudar. Um médium de caráter comprometido pode colocar todo trabalho a perder, pois é capaz de influenciar de forma negativa até mesmo os guias de Direita, que já tem um certo discernimento, porém, como ainda estão todos no caminho do conhecimento, também não estão livres de equívocos.

As vezes por falta desta informação, os médiuns talvez não tenham noção do mal que ele pode estar fazendo não só para a sua evolução espiritual, como também para a evolução espiritual de seus guias, além de estar prejudicando um Irmão que veio em busca de algum alento. E por causa desses médiuns todas as casas acabam sendo tachadas e julgadas pela falta de entendimento dos próprios trabalhadores da Umbanda. 
Eis a razão da importância de frequentar uma Casa de respeito e que se possa confiar.

Por isso, todos que se dedicam a ajudar ao próximo através do trabalho espiritual devem estar conscientes de sua missão e seus objetivos, tanto no trabalho com a Direita como com a Esquerda, que nada divergem no objetivo de ajudar a todos que os procuram.



A Linha de Direita, refere-se aos guias ligados diretamente ou não às Linhas Santas, tais como Caboclos, Pretos-Velhos, Crianças, Baianos , Boiadeiros, e Marinheiros.

 Já a Linha de Esquerda, refere-se aos Exus, Pomba-giras, e Malandros.